O Perfeito Amor Lança Fora o Temor

Escrito por Isabel Jennings

A tua mãe alguma vez te disse, "espera até o teu pai chegar a casa?" 

Essas oito palavras iriam incutir medo no coração de qualquer criança rebelde! 

Quando eu era uma criança, meu pensamento constante era que eu não poderia fazer isso ou aquilo porque meu pai ia ficar tão bravo comigo, que ele ia me punir. Eu honestamente pensei que meu pai não me amava se eu fosse ruim. Se eu fosse muito malvada, seu amor por mim poderia realmente acabar.

Olhando para a minha infância, vejo agora que o amor do meu pai por mim estava lá. Ele queria me proteger e que ele fez escolhas que ele achava que era melhor para mim. Como uma criança, eu não vejo isso a partir dessa perspectiva. Eu me senti com medo, não amado ou tranquilizado, por essas ações. Eu tinha uma idéia de como eu achava que o amor do meu pai deve se parecer.

Um martelo de juiz, com as palavras: Você ainda vê Deus como um Juiz que está esperando para punir você no minuto em que você falha?

Muitos de nós chegam a crer em Cristo, mas nossas visões de Deus nunca mudam do que eram antes de conhecê-Lo. Antes de sermos salvos, a maioria de nós assumiu que Ele era um Juiz rigoroso, sentado em Seu trono. Seus olhos vagavam para frente e para trás, esperando para nos punir porque não O obedecemos. 

Mas como O vemos agora que somos salvos? Nos encolhemos com medo ou terror dEle, como um servo que esperaria ser punido? Tentamos nos esconder, e esperar que Ele não nos perceba, especialmente se apenas pecamos?

O que é medo? O que é amor perfeito?

A palavra "Medo" é a palavra "Hobos" em grego. Esta palavra significa ser alarmado ou assustado. O dicionário define "medo" como uma emoção desagradável causada pela crença de que alguém ou algo é perigoso, susceptível de causar dor, ou uma ameaça; ou a probabilidade de algo indesejável acontecer. 

Quando estamos aterrorizados com o fato de que Deus vai nos punir por cada coisa que falhamos, não podemos entender o que o Seu amor perfeito já fez por nós.

Uma jovem com um casaco branco e um chapéu vermelho segura uma lanterna no meio de uma tempestade de neve. Ela está com medo e está à procura de sua casa.

1 João 4:18 nos diz: "No amor não há temor, mas o amor perfeito afasta o medo, porque o medo tem a ver com o castigo. Aquele que teme o castigo não foi aperfeiçoado no amor".

Em 1 João 4:18, os tradutores da Bíblia usaram a palavra "Perfeito" neste versículo. O amor perfeito expulsa o medo. Mas o que significa "perfeito"?

  • O dicionário define perfeito como tendo todos os elementos, qualidades ou características requeridos ou desejáveis; tão bom quanto é possível ser; livre de qualquer falha ou defeito em condição ou qualidade; impecável.
  •  Entanto, se olharmos para a palavra grega que o texto original da Bíblia uso neste versículo, a palavra perfeita é a palavra "teleios", que significa completa. 
  • O dicionário define a palavra completa para significare total, tendo executado o seu curso completo; terminado.

Esta definição grega da palavra perfeito (completo) me lembra da obra acabada da cruz. A morte de Jesus cumpriu todos os justos requisitos da Lei. Quando Jesus morreu em nosso lugar, Deus levou toda a Sua justa ira para Jesus. Sua ira foi gasta. 

Um homem está à beira de um lago apontando uma lanterna para o céu estrelado da noite. Lucas 19:10

A Bíblia diz em Romanos 3:23-26 que Jesus se tornou a expiação por nossos pecados. Ele simultaneamente satisfez as exigências da justiça de Deus e cancelou nossa culpa. Isso foi um completo ato de amor.

Agora, nós não temos que temer (estar em terror de) Deus, o juiz punitivo. As coisas que acontecem em nossa vida não são um resultado de Deus tentando nos fazer pagar por nossos pecados. Jesus já fez isso.

Ele se certificou de que nosso pecado nunca ficaria entre Deus e nós, nem nos impediria de um relacionamento Pai-Filho. Tudo o que temos que fazer é aceitar o que Jesus fez e crer.

1 João 4:18 diz que o amor perfeito expulsa o medo. O que é o amor perfeito? Como ele se parece? 1 Coríntios 13:4-8 nos dá uma imagem: 

Um coração entrelaçado com pequenas luzes se projeta da areia. As palavras de 1 Coríntios 13:4-8 são escrita

É assim que o amor perfeito de Deus se parece.

O que é temor a Deus?

Ter medo de Deus não é a mesma coisa que o temor de Deus. Há uma diferença. Deus não quer que estejamos aterrorizados com Ele. Ele não quer que nos encolhemos com medo dEle. Não somos escravos que não podem olhar para o rosto de seu mestre por medo de punição.

Deus nos diz para irmos ousadamente ao Seu Trono da Graça (Hb.4:16). 

Isso não significa que possamos correr e fazer o que quisermos. Deus é santo, e Ele, portanto, espera que sejamos santos (1 Pedro 1:16).

Uma cerejeira em flor de primavera com as palavras de 1 Pedro 1:14-15 escrito.

O Antigo Testamento usa a frase "o temor do Senhor" com bastante frequência. Este medo é a palavra hebraica "yir-ah", que significa reverência. Reverência significa "profundo respeito por alguém ou algo."

Como podemos respeitar profundamente a Deus? Significa que seguimos Suas regras e obedecemos a Ele. Significa que escolhemos ser puros, e não viver como o mundo vive. Não parecemos como o mundo, não falamos como o mundo, e não agimos como o mundo.

As coisas que estão bem porque todo mundo está fazendo, isso não são necessariamente boas para nós fazermos. Deus tem padrões para nós vivermos, e por nosso amor e respeito por Ele, obedecemos. Este é o temor de Deus.

Deus vos ama, e Seu amor é perfeito. Seu amor por vós é impecável, fiel, incomparável, incomensurável, intocado e completo. Ele vos ama. 

Uma jovem com grandes olhos emotivos, numa fotografia a preto e branco. As palavras ao lado dela dizem: Eu te amei no seu pior.

Você pode ter falhas, inconsistências, problemas, ansiedades e dúvidas. Mas, apesar desses,

Ele ainda te ama!

E mesmo se você ainda está lutando para colocar essas falhas e problemas de lado,

Ele ainda te ama.

Se sua natureza pecaminosa o tenta a pecar, Jesus já abriu caminho para que você seja perdoado. Deus está esperando para ter um relacionamento com você, Seu filho. Não deveis ter medo.

Aproximai-vos d'Ele. E à medida que você começa a crescer em sua fé e seu relacionamento com Deus começa a crescer mais forte e maduro, você vai começar a entender que o Seu amor é permanente. Você não precisa mais ter medo.

Ele o ama.

E você pode confiar nisso, em qualquer dia e em qualquer circunstância.


Artigos como esse

  • Às vezes, nossas vidas parecem um deserto. Oramos, mas Deus parece distante e silencioso. Continue buscando a voz de Deus na Bíblia. Não desista!

    Eis que Porei um Caminho no Deserto

    Às vezes, nossas vidas parecem um deserto. Oramos, mas Deus parece distante e silencioso. Continue buscando a voz de Deus na Bíblia. Não desista!

  • Os pastores pareciam insignificantes na História de Natal. Mas esses pastores eram importantes. Eles faziam parte da história da reconciliação.

    O Caminho de Reconciliação

    Os pastores pareciam insignificantes na História de Natal. Mas esses pastores eram importantes. Eles faziam parte da história da reconciliação.

  • João 15:13. Não Há Amor Maior  ... mas e se fôssemos olhar para este verso um pouco diferente?

    Não Há Amor Maior do Que Isso

    João 15:13. Não Há Amor Maior ... mas e se fôssemos olhar para este verso um pouco diferente?

  • Ele nos observava com amor, ia aonde íamos, e o Seu Espírito Santo nos atraía incessantemente. Por que Seu amor implacável nos perseguia?

    Amor Implacável

    Ele nos observava com amor, ia aonde íamos, e o Seu Espírito Santo nos atraía incessantemente. Por que Seu amor implacável nos perseguia?

  • Nós parecemos entender o conceito de amar a Deus. Mas o seu próximo? Essa pessoa ao seu lado nesta jornada chamada vida?

    Ama O Teu Próximo

    Nós parecemos entender o conceito de amar a Deus. Mas o seu próximo? Essa pessoa ao seu lado nesta jornada chamada vida?


Uma jovem com grandes olhos emotivos, numa fotografia a preto e branco. As palavras ao lado dela dizem: Eu te amei no seu pior.
Um coração entrelaçado com pequenas luzes se projeta da areia. As palavras de 1 Coríntios 13:4-8 são escrita
Um homem está à beira de um lago apontando uma lanterna para o céu estrelado da noite. Lucas 19:10
Uma jovem com um casaco branco e um chapéu vermelho segura uma lanterna no meio de uma tempestade de neve. Ela está com medo e está à procura de sua casa.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status