O Caminho de Reconciliação

Escrito por Isabel Jennings

Lucas 2:12 (OL)  E este é o sinal pelo qual o reconhecerão: encontrarão a criança envolvida em panos, deitada numa manjedoura.”

Os pastores tinham estado nos campos fora de Belém naquela noite quando os anjos de repente apareceram. O anúncio deles? Que Deus havia finalmente enviado o Messias Prometido.

Aquele que salvaria Israel de seus pecados havia nascido.

Você já se perguntou por que os anjos apareceram aos pastores? Por que Deus não enviou os anjos para anunciar o nascimento de Jesus no palácio? Ou no Templo? E por que os anjos deram instruções tão específicas para encontrar Jesus?

A estrela de Natal paira sobre o campo:Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel.

Foi esta instrução particular, para procurar o menino Jesus envolto em panos e deitado em uma manjedoura, significativa? Por que os panos embrulhados eram um sinal importante? Enquanto Miquéias 5:2 profetizou que o Messias nasceria em Belém, Miquéias 4:8 profetizou que Ele seria anunciado na torre do rebanho (Migdal Eder).

De acordo com fontes online, esta Torre do Rebanho era uma torre de dois andares construída em um pasto fora de Belém ao longo da estrada para Jerusalém. 

Estes não eram pastores comuns. Estes pastores tiveram um papel muito importante no processo sacrificial: eles ajudaram no nascimento e seleção dos cordeiros sacrificiais, particularmente cordeiros da Páscoa. Os cordeiros primogênitos do sexo masculino tinha que estar sem defeito, a fim de ser aceitável para o sacrifício [Ex.12:5]. Alguns pastores iria assistir os rebanhos. Outros levavam as ovelhas grávidas do campo para o piso inferior da torre para dar à luz.

O presépio com as palavras: Deus gastou muito esforço para mostrar-lhe o Seu amor

Assim que um cordeiro nascia, o pastor o inspecionava.  Se não fosse perfeito, ele o colocaria de lado para uso diário. Mas aqueles cordeiros que eram perfeitos e sem defeito, ele iria designar como digno para o sacrifício. Ovelhas perfeitas foram envoltas com tiras de pano feito de vestes sacerdotais velhos. Este envoltório protegeu os cordeiros de tornar-se manchado.

Os pastores, então, colocar os cordeiros envoltos em uma manjedoura para mantê-los de ser pisado. Esses cordeiros primogênitos perfeitos seriam levados a Jerusalém, onde seriam comprados por pessoas que quisessem apresentar um sacrifício perante o Senhor para expiar seus pecados.

Olhando para esses pastores através desta lente, agora faz sentido porque os anjos notificaram esses pastores específicos no nascimento de Jesus. Era o seu chamado sagrado para certificar todos os cordeiros da Páscoa no nascimento.

Esses pastores foram a Belém e viram o menino Jesus envolto em panos, deitado em uma manjedoura. Eles devem ter entendido o significado desta revelação de Deus: Este novo bebê era o Cordeiro de Deus, aqui para cumprir as escrituras:

Uma figura de pastor segurando um cordeiro com as palavras:E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito. 1 João 3:8

Deus havia prometido em Gênesis que Ele tinha um plano para redimir o homem do caminho do pecado, e destruir a obra de Satanás. 

De agora em diante tu e a mulher serão inimigas, assim como os descendentes de ambas. O descendente da mulher te esmagará a cabeça, enquanto tu lhe ferirás o calcanhar.”- Gênesis 3:15(OL)

Jesus iria tirar os pecados do mundo! Aqui ele estava, como um cordeiro escolhido para o sacrifício, sem manchas! Eles devem ter ficado tão entusiasmados porque eles eram os únicos que poderiam ter entendido o significado de todos esses sinais.

Um presente envolto em ouro e papel vermelho.John3:16 diz: Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

Tudo sobre o nascimento de Jesus apontou para o seu verdadeiro propósito: Ele era o Cordeiro de Deus. Ele estava aqui para nos salvar de nossos pecados.

Não é nenhuma surpresa que quando eles viram o bebê, como o anjo lhes disse, eles entraram na cidade e disseram a todos o que tinham visto: 

Depois deste grande número de anjos ter voltado para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos falou.”  Correndo à aldeia, encontraram Maria e José, com a criança deitada na manjedoura de um estábulo. Os pastores falavam a toda a gente no que tinha acontecido e no que o anjo dissera acerca daquele menino. Todos os que ouviam a história dos pastores mostravam-se espantados. Maria, porém, guardava estas coisas no seu coração, meditando cuidadosamente nelas.  Por fim, os pastores voltaram para os campos e rebanhos, glorificando Deus pela visita dos anjos e por terem visto o menino tal como o anjo dissera.

(Lucas 2:15-20 OL).

E não foi nenhuma surpresa que três décadas depois, o apóstolo João apontou para seu primo Jesus e disse: “Olhem, ali está o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (João 1:29 OL). E mais de dois milênios depois, Jesus ainda está tirando os pecados de todos os que aceitam o Seu sacrifício que faz a paz entre eles e Deus.

A manjedoura de Natal com as palavras: Não há uma única parte da história de Natal que foi coincidência, ou inconsequente.

Não há uma única parte da história de Natal que tenha sido desperdiçada ou inconsequente. Aqueles pastores pareciam ser partes insignificantes da História de Natal, quando comparados com os visitantes reais que vieram de longe. À primeira vista você pode pensar que Deus queria sublinhar que sua classe socioeconômica inferior não significava nada para Ele, e que Ele ama todos. E essa é definitivamente a verdade por trás de toda a história de Natal retrata. Mas esses pastores eram mais do que isso nesta história. Assim como a história era mais do que apenas sobre o nascimento de Jesus. Isto era sobre redenção. Isto era sobre salvação. Isto era sobre retornar a criação de Deus de volta ao seu lugar de direito de relacionamento com Ele.

Um presente embrulhado em papel de embrulho de cana-de-açúcar. O Natal é um lembrete do grande presente que Deus lhe enviou.

O Natal é uma lembrança do grande presente que Deus deu a você. 

Ele criou um caminho para você voltar para a posição correta com Ele. Você não precisa mais ser afastado, vagando aqui e ali sem lugar para pertencer. Você não precisa mais ficar preso em uma parte da sua história, pensando que Deus não poderia usá-la.

O nascimento de Jesus foi o início da jornada de reconciliação. Você já fez essa jornada de reconciliação? Volte para casa para o seu Pai. O que você escolherá fazer com o Seu dom: Jesus?

Os passos para a salvação: admitir que você é um pecador, acreditar que Jesus era o Filho de Deus que veio para resgatá-lo do pecado, e confessar com a boca que você acredita no que Jesus fez.
A manjedoura de Natal com as palavras: Não há uma única parte da história de Natal que foi coincidência, ou inconsequente.
Os passos para a salvação: admitir que você é um pecador, acreditar que Jesus era o Filho de Deus que veio para resgatá-lo do pecado, e confessar com a boca que você acredita no que Jesus fez.
O presépio com as palavras: Deus gastou muito esforço para mostrar-lhe o Seu amor

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status