Uma História com Deus

Escrito por Isabel Jennings

Como cristão, você já se sentiu como se estivesse sozinho? Você se sentiu como se Deus estivesse em silêncio? Ou que Deus o deixou? Você já esteve em uma situação onde você não podia ver uma saída, e se perguntou por que Deus tinha deixado sua história? 

Por que Ele não está vindo em Seu poder e poder para me resgatar?

Às vezes nos sentimos como Davi no Salmos 18:4-6: 

Estátuas de pessoas carentes olhando como se não tivessem esperança com as palavras de Salmos 18:4-6

Quantas vezes, porém, nos sentimos como se o verso termina com, "Clamei pelo SENHOR, meu Deus, na minha tribulação ?"

Não sentimos como se recebêssemos qualquer confirmação de que Ele ouviu nossos gritos ou que Ele estava fazendo alguma coisa sobre nossa história?

Às vezes nos sentimos como se estivéssemos caminhando pelo vale da sombra da morte que Davi escreveu em Salmos 23. Aquele vale era um vale entre Jericó e Jerusalém.

Um deserto arenoso com as palavras de Salmos 23:4. Mesmo quando eu andar pelo vale mais escuro, eu não vou ter medo

A rota que os pastores faziam para a região montanhosa da Judéia, onde encontravam boas pastagens para suas ovelhas, era repleta de penhascos e cavernas íngremes. Um passo em falso poderia significar morte certa. Não só a paisagem era perigosa, mas os ladrões e bandidos frequentemente emboscavam os viajantes enquanto passavam.

Quão solitária e assustadora foi a viagem anual através daquele vale? Mesmo tendo estado lá antes, não tornou essa viagem menos traiçoeira.

Quando você se encontra em uma situação semelhante, que é traiçoeira, perigosa ou solitária, o que você faz nessa situação? Como você ora, acredita ou espera quando Deus se sente silencioso?

Porque se formos verdadeiramente honestos, não são aquelas situações em que sentimos que não podemos orar, não temos certeza se devemos ou não acreditar, e nos sentimos sem esperança.

De certa forma, certamente nos sentimos como se estivéssemos passando pelo vale da sombra da morte, e ele está ali mesmo esperando para terminar nossas histórias.

Imagino que todos os anos, quando a primavera chegou, e os pastores levaram os seus rebanhos para os pastos mais verdes, que provavelmente viajaram por este vale da morte. Os marcos provavelmente atraíram os pastores por aqui e por ali, para as pastagens perfeitas.

Talvez, eles até colocaram marcadores de pedra para marcar o caminho que eles devem ir. Assim, todos os anos, quando os pastores iam para pastagens mais verdes, voltavam para os mesmos velhos campos e seguiam esses caminhos.

Um pastor pastoreando suas ovelhas através de um deserto. Lembrar onde Deus trouxe você através incentiva você a continuar.

Marcadores de terra de pedra ou altares eram frequentemente erguidos nos tempos da Bíblia. As pedras serviram como lembretes dos momentos em que experimentaram a presença de Deus, um milagre,  ou quando um novo limite foi estabelecido. Estes eram lugares para voltar e agradecer a Deus.

Exemplos destes marcadores de terra de pedra:

  1. Quando Jacó partiu de Labão, eles montaram um pilar de pedra como um marcador de fronteira, para lembrar uns aos outros que o Senhor estava observando o que eles estavam fazendo, enquanto separados uns dos outros (Gênesis 31:45-55).
  2. Em Êxodo 24:4 Moisés estabeleceu 12 colunas aos pés do Monte Sinai para comemorar a primeira leitura do livro da aliança.
  3. Josué disse aos 12 líderes tribais que cada um pegasse uma pedra do meio do rio Jordão enquanto milagrosamente a atravessavam na maré alta. Após a travessia, eles montaram cada pedra como uma lembrança de sua travessia para a terra prometida (Josué 4:1-9). Quando seus filhos vissem estas pedras, deviam lembrá-los de como Deus lhes abrira caminho para a cruz.
  4. Em Gênesis 35:1, Deus ordenou a Jacó que voltasse a Betel e montasse um altar lá. Este altar foi uma lembrança de como Deus apareceu quando Jacó estava fugindo de Esaú em Gênesis 28. Jacob reuniu sua família e preparou-os para se encontrar com Deus  (“Porque vamos para Betel”, disse, “e tenho a intenção de construir lá um altar a Deus que respondeu às minhas orações, na altura em que travessava grande angústia e tristeza, e que sempre esteve comigo por onde tenho andado.” Gênesis 35:3). Neste altar, Deus revelou o futuro de Jacó para ele, deu-lhe uma nova identidade, e fez várias promessas.
Uma cena escura com uma cachoeira branca brilhante. Onde está o seu Bethel?

Que marcos você tem em sua vida? Que vitórias monumentais existem? Que orações Deus respondeu? Que coisa boa aconteceu que só poderia ter sido a mão de Deus em sua vida? Você se lembra do que Deus fez por você? Você tem uma história com Deus!!

1 Crônicas 16:12 (OL):  Lembrem-se dos seus poderosos milagres, dos seus maravilhosos feitos, dos juízos da sua palavra,

Se continuarmos a ler Gênesis 35 depois do encontro de Jacó com Deus, ele deve ter saído sentindo-se tão vitorioso, tão pronto para enfrentar o mundo. Ele tinha falado com Deus, e Deus tinha feito algumas promessas muito terríveis. Pouco depois de deixar Betel, sua esposa Raquel, que tinha um bebê milagroso em seu ventre, entrou em trabalho de parto e morreu.

Jacó se sentiu privado? Ele se sentiu como se Deus tivesse de alguma forma o deixado? Ele se perguntou se Deus realmente tinha feito aquelas promessas que ele se lembrou?

Às vezes, depois de suas vitórias mais significativas, um revés vem ao longo de tentar tirar o seu foco. Basta voltar e lembre-se de seu Bethel. O Deus que esteve em Betel falando com você e fazendo promessas a você ainda é Deus e ainda vitorioso.

Ele ainda está do seu lado. O que Ele lhe prometeu acontecerá. O que Ele disse que faria por você, Ele fará.

Sua vitória pode não vir hoje. Seu gigante pode precisar de mais de uma pedra na testa antes de cair, mas não perca a esperança. Deus está com você. Pode levar muito tempo. Pode levar anos, mas você apenas permanece firme em Sua palavra.

Mantenha-se firme em Suas promessas. Lembre-se do que Ele fez por você no passado. Volte para aquelas Betelas e lembre-se do que Ele fez em cada uma delas. O mesmo Deus que moveu montanhas e dividiu mares antes é o mesmo Deus do seu hoje. Não perca a esperança. Concentre-se nas vitórias que você ganhou em Betel.

Um lago calmo ao pôr do sol, lembrando-nos que cada experiência que Deus nos dá, cada pessoa que Ele coloca em nossas vidas é a preparação perfeita para um futuro que só Ele pode ver.

E quando você tiver feito isso através desta batalha, definir o seu marcador em Betel. Nunca te esqueças da batalha que ganhaste lá, e nunca deixes essa batalha ser em vão.

Você está garantido para conhecer alguém passando por um julgamento semelhante ao que você acabou de passar, em algum momento em seu futuro. E quando você encontrar essa pessoa, conte a ela sobre a história que você tem com Deus. Aponte-os na direção de seu Betel, e lembrá-los de que seu Deus não mudou.

Eles têm uma história com Deus também.

Artigos como esse

  • Você já orou e ainda não viu Deus responder? Então você provavelmente pode se identificar com a mulher da Bíblia que sangrou por 12 anos.

    A Espera Entre

    Você já orou e ainda não viu Deus responder? Então você provavelmente pode se identificar com a mulher da Bíblia que sangrou por 12 anos.

  • Você é a casa de Deus e Ele está construindo você para a perfeição. O que quer que sua casa precisa, Ele tem as habilidades para fazer isso direito.

    Quando Deus Está na Casa

    Você é a casa de Deus e Ele está construindo você para a perfeição. O que quer que sua casa precisa, Ele tem as habilidades para fazer isso direito.

  • Em Salmos 91: 1 diz: Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo, habitará sob a sombra de suas asas. O que isso significa?

    O Lugar Secreto dos Salmos 91

    Em Salmos 91: 1 diz: Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo, habitará sob a sombra de suas asas. O que isso significa?

  • Em pouco tempo, Deus irá manobrá-lo para o lugar perfeito que Ele quer você. E não importa quão grande ou pequeno seja o trabalho, é o trabalho perfeito para você.

    Um Corpo com Muitas Peças

    Em pouco tempo, Deus irá manobrá-lo para o lugar perfeito que Ele quer você. E não importa quão grande ou pequeno seja o trabalho, é o trabalho perfeito para você.

  • "Deus não precisa de sua força. Ele tem mais do que o suficiente dele. Ele pede sua fraqueza." (Charles Spurgeon)

    Deus Precisa de Sua Fraqueza

    "Deus não precisa de sua força. Ele tem mais do que o suficiente dele. Ele pede sua fraqueza." (Charles Spurgeon)


Um lago calmo ao pôr do sol, lembrando-nos que cada experiência que Deus nos dá, cada pessoa que Ele coloca em nossas vidas é a preparação perfeita para um futuro que só Ele pode ver.
Uma cena escura com uma cachoeira branca brilhante. Onde está o seu Bethel?
Um deserto arenoso com as palavras de Salmos 23:4. Mesmo quando eu andar pelo vale mais escuro, eu não vou ter medo

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status