A Espera Entre

Escrito por Isabel Jennings

Você já teve uma doença, enfermidade ou deficiência que durou muito mais tempo do que deveria? Uma tosse que durou semanas? Dor no joelho que durou meses? Dor nas costas que durou anos? Você foi de médico em médico e depois em farmacêutico, quiroprática ou fisioterapeuta?

Você tentou diferentes tipos de remédios, convencionais e não convencionais, mas nada mudou sua situação desesperadora? Você orou e orou por um familiar perdido e não viu nenhuma mudança?

Parecia que todos ao seu redor estavam vivendo uma vida normal e você estava preso? Talvez você tenha se firmado nas promessas de Deus, mas ainda não viu no que sua fé está acreditando.

Rezando com uma bíblia aberta no colo. Procurei o Senhor e Ele respondeu-me. Salmos 34:4

Se sim, então você provavelmente se identifica com a mulher que sangrou por 12 anos. Sua história é encontrada nos evangelhos de Lucas (8:43-48) e Marcos (5:25-34).

A Bíblia não nos diz o que causou sua doença, mas diz que ela gastou todo o seu dinheiro tentando encontrar um médico para se curar. Ela foi de médico em médico, mas cada um só a deixou pior.

E não era apenas sobre a inconveniência do sangramento para ela. Na lei judaica, ela deveria permanecer longe de outras pessoas enquanto sangrava. Assim, durante 12 anos esta mulher esteve completamente isolada.

Ela não podia ir ao poço com as outras mulheres. Ela não podia ir a casamentos ou festas judaicas. Ela não podia ir ao Templo. Ela não conseguia nem comer com outras pessoas. Ela não tinha esperança de melhorar e estava sozinha. Estar doente é difícil, mas estar doente e sozinha teria sido insuportável.

A Bíblia também diz que ela era uma mulher samaritana. Só podemos nos perguntar se ela estava perto da cidade quando outra mulher samaritana proclamou descontroladamente para que todos viessem ver um homem que havia lhe contado tudo o que ela já havia feito.

Ou se ela tivesse ouvido como Jesus havia curado os enfermos. As pessoas a teriam conhecida em sua cidade natal, e ela não teria permissão para se aproximar de uma multidão que cercava Jesus. Mas quando vemos esta mulher samaritana nesta história, ela está em Jerusalém.

Sua desespero a levou a seguir Jesus até lá, para uma cidade onde ninguém a conhecia, para que ela pudesse tentar ser curada? Ela ouviu mais sobre o que Jesus estava fazendo quanto mais perto ela chegou dele? A fé dela ficou mais forte quanto mais ela ouvia sobre Ele?


Uma pêra saborosa está pendurada em seu galho de árvore. Se o fazendeiro tentar apressar a colheita, ele arruinará a árvore e provavelmente não obterá frutos.

O problema era que ela era uma mulher que estava sangrando e uma das odiadas samaritanas. Ela tinha poucas chances de ter um encontro face a face com Jesus. Mas ela acreditava que se apenas tocasse aquela borda do relógio dele, mesmo sem o conhecimento Dele, ela seria curada.

No Antigo Testamento, Deus instruiu Seu povo em Números 15:37-41 a acrescentar franjas (borlas) com um cordão azul nas pontas de suas vestes. Essa franja era um lembrete de que eles eram o povo escolhido de Deus e que deveriam guardar Seus mandamentos. Somente os judeus faziam isso e, portanto, aquela franja representava sua identidade: quem eles eram e sua aliança com Deus.

Tocar na franja de Jesus era um sinal de que ela se identificava com quem Ele era. Ela ouviu e acreditou em Quem Ele era. Quando ela tocou aquela franja, aquele ato de fé Nele, a curou instantaneamente. Ela sentiu isso imediatamente. Ela sabia que estava inteira e que seu sangramento havia parado. Não havia nada de mágico na franja que trouxesse cura.

Aquela mulher samaritana colocou sua fé em Jesus naquele dia. Um simples toque era tudo de que ela precisava, e foi isso que a deixou bem.

Uma criança pequena espia por um buraco na parede. Estenda sua mão e toque a Deus com sua fé.

Mulheres sangrando não deveriam tocar em ninguém. Qualquer coisa ou pessoa que eles tocassem era impuro. Ela deve ter ficado com medo quando Jesus perguntou quem O tocou. Era uma pergunta incrédula. Uma grande multidão o apertava.

Mas Ele sentiu isso.

O poder havia saído Dele, o tipo de poder que só era ativado pela fé. Ele não havia visto muito desse tipo de fé até aquele momento, então Ele continuou pedindo. Ela hesitou, pensando que Ele iria repreendê-la por ter vindo?

Ela pensou que Ele seria como os outros, forçando-a a ir embora porque ela era impura? Ele exigiria que ela fosse punida? Então a segunda coisa mais maravilhosa aconteceu com ela naquele dia. Jesus não a condenou por tocá-lo. Ele reconheceu a fé dela (“Tua fé te curou”), e então a identificou (“minha filha”). Ela não era mais uma pária.

Onde ela encontrou a fé para fazer esse pequeno ato? Ela ouviu as palavras de Jesus sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda? Essa era a palavra que ela segurava?

A que palavra você está se apegando neste período de espera? Você acredita que Deus ouve suas orações? A espera faz você sentir que Deus não fará o que Ele disse? Alguém já lhe disse que você não merece vir a Ele ou que não tem fé suficiente?


Um grupo de crianças sorri para a câmera. A nossa identidade não se baseia no que fazemos, no que temos ou no que os outros dizem de nós. Somos filhos de Deus.


Se você está esperando que Deus responda às suas orações, então você está em boa companhia:

  • Davi foi perseguido por 7 anos por seu inimigo, o rei Saul, que tentava matá-lo. Salmos 34 é um belo testemunho de como Deus ajudou Davi. Se você ler o salmo, notará que está escrito no passado. Alguns salmos foram escritos no meio das provações de Davi, mas este foi escrito depois que tudo acabou. Davi teve o privilégio de olhar para trás, para tudo o que havia passado, e viu a mão do Senhor sobre ele, salvando-o e libertando-o. Mas durante esses 7 anos, ele escreveu muitos salmos perguntando a Deus quando Ele viria.
  • Deus prometeu a Abraão que ele seria o pai de muitas nações, mas os anos se passaram e ele ainda não tinha um filho. Ele tinha 100 anos antes de sua esposa de 90 anos ter o bebê prometido.
  • Joseph teve um sonho que sua família se curvaria diante dele. Ele foi vendido como escravo e passou anos na prisão por um crime que não cometeu antes de ser liberto e salvar sua família.
  • Os israelitas tiveram que esperar 430 anos antes que Deus os libertasse dos egípcios. E Moisés esteve atrás de um deserto por 40 anos antes de ser enviado por Deus para resgatar os filhos de Israel dos egípcios.
  • Jó suportou dores e sofrimentos horríveis. Todo o seu gado foi roubado e todos os seus filhos foram mortos no mesmo dia. Ele começou a ter furúnculos dolorosos. Sua esposa, que o encorajou a amaldiçoar a Deus e morrer, e depois seus amigos, repetidamente lhe disseram que ele estava sendo punido por Deus. Jó foi testado e perdeu tudo.
  • Noé foi instruído a construir uma arca, e as chuvas não vieram por 120 anos. Seus vizinhos riram e provavelmente pensaram que ele era louco, mas ele continuou em frente.
  • Os israelitas esperaram 400 anos, sem nenhuma palavra profética de Deus, antes que o Messias viesse.


Você está nas mãos de um Deus amoroso e talvez ainda não consiga ver como Ele redimirá este período de sua vida, ou parece que Ele nunca mudará as circunstâncias. Mas, se Ele prometeu a você, Ele o fará. Se Sua palavra diz, Ele o fará. Não desista.


Procurei o Senhor e ele respondeu-me;
livrou-me de todos os meus receios. 
Salmos 34:4

Se você está sofrendo agora; se você está no meio de uma circunstância que faz você sentir que Deus o esqueceu; se você está doente ou com o coração partido; e você não tem direção, então anime-se. Você está no momento “e”. É aquele período entre “Busquei ao Senhor” e “Ele me ouviu e me livrou”.

O diabo tentará preencher essas temporadas de “e” com: Deus não se importa com você. Deus não vai fazer isso por você. Deus está te castigando. Deus não te ama mais. Essas promessas eram para as pessoas na Bíblia. Deus não faz mais milagres.

Não deixe o diabo preencher essas temporadas de “e”. Somente quando olhamos para trás, como Davi fez no Salmo 34, é que vemos o que Deus estava fazendo na época do “e”.

David disse melhor, falando por experiência própria. Segure-se em suas experiências hoje:

Versículo 6: Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o livrou de todas as suas angústias.
Versículo 8: Bem-aventurado o homem que nele confia!
Versículo 9: Nada falta para os que confiam nEle.
Versículo 10: Aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.
Versículo 15: Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos estão atentos ao seu clamor.
Versículo 18: Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de coração.

Um grande relógio de bolso está aninhado entre os galhos das árvores. Você pode confiar em Deus mesmo que Ele não aja na sua linha do tempo?

Desenvolva sua fé, como a mulher com o problema de sangramento, e determine que você tocará Jesus com sua fé. Ore, encontre sua promessa em Sua Palavra e, em seguida, caminhe no meio da temporada “e” dando um passo de cada vez, uma oração de cada vez e um dia de cada vez.

Lembre-se diariamente de que pode confiar Nele, mesmo que demore anos. Mantenha seus olhos Nele. Ele vê você. Ele conhece você. Ele não esqueceu. Não desista só porque ainda não aconteceu.

Rezando com uma bíblia aberta no colo. Procurei o Senhor e Ele respondeu-me. Salmos 34:4
Um grupo de crianças sorri para a câmera. A nossa identidade não se baseia no que fazemos, no que temos ou no que os outros dizem de nós. Somos filhos de Deus.
Um grande relógio de bolso está aninhado entre os galhos das árvores. Você pode confiar em Deus mesmo que Ele não aja na sua linha do tempo?

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status