Quando Deus Está na Casa

Escrito por Isabel Jennings

1 Samuel 5-6 conta a história de quando a Arca da Aliança, o lugar onde a Presença de Deus repousava, foi levada para a batalha e capturada pelos inimigos de Israel. Nos tempos antigos, quando você capturou o símbolo do deus do seu inimigo, então acreditava-se que o deus agora era para mostrar lealdade a você em vez disso.

Posso imaginar que no dia em que os filisteus capturaram a Arca, eles pensaram que tinham ganho uma grande vitória sobre Israel. Eles agora tinham o controle do Deus que havia destruído o Egito, e acreditavam que Ele não os afetaria mais. Eles provavelmente celebraram toda a viagem de volta para casa.

No meio de uma batalha, sentiste como se o tapete tivesse sido arrancado debaixo dos teus pés? Você já se sentiu como seu inimigo de alguma forma tinha a vantagem? Você já sentiu que Deus deixou você no meio da batalha? Você já se sentiu sem esperança?

Os Filisteus levaram a Arca para o Templo de seu deus Dagon em Asdode. Há várias razões possíveis para isso: mantê-lo a salvo de uma missão de reconhecimento das forças especiais israelenses tentando recuperá-lo; ou foi uma tentativa de colocá-lo em um lugar seguro de honra, de modo a não ofender o Deus de Israel.

O sol põe-se atrás de uma montanha, enquanto as ondas deslizam pela costa. Esses pretensos deuses são apenas ídolos,mas o Senhor, esse é o Criador dos céus. (Salmos 96:5)

A Arca estava guardada no Templo de Dagon. Quando o povo daquela cidade entrou no Templo na manhã seguinte, Dagom havia caído de seu pedestal e estava de bruços diante da Arca do Senhor. Esta não era provavelmente uma estátua pequena do tabletop de seu deus. Era provavelmente uma representação grande que enchesse o temple.

Eles devem ter se perguntado como tinha caído na noite. Então, o povo ficou Dagon de volta em seu lugar.  Na manhã seguinte, quando eles entraram no Templo, Dagon deitou-se de cara para baixo na frente da Arca novamente, mas desta vez sua cabeça e braços tinha quebrado. A cabeça é onde os símbolos do poder, da autoridade, e da honra foram colocados. Os braços eram um símbolo do poder na ação.

Deus lhes enviou uma mensagem clara: Só Ele era Deus, e todo falso deus se prostraria diante Dele. Salmos 96:5(OL): "Porque todos os deuses das nações [são] ídolos; mas o SENHOR fez os céus". Deus visivelmente despojou a Dagom de todo poder e autoridade. Deus estava mostrando que Ele era superior em autoridade e poder. 

Quando Deus está na casa, seu inimigo se curvará diante Dele. 

Alguma coisa tentou se estabelecer como uma autoridade sobre sua vida? Talvez uma doença, ou ansiedade, ou uma tentação? Quando Deus está em sua casa, tudo deve se curvar a Ele. Nada pode permanecer em Sua presença a menos que Ele o diga.

E você não tem que se perguntar o que Ele diz. Ele escreveu Suas Palavras para que você possa saber. Ele diz que você está salvo, curado e perdoado. Ele diz que você é vitorioso. Ele diz que você ganha! Ele disse que Ele nunca o deixaria nem o abandonaria. 

Um homem senta-se, segurando o queixo, imaginando "Em quem devo acreditar?"

As coisas começaram a mudar na cidade de Ashdod. Pragas de ratos começaram a infestar a cidade. Então, tumores começaram a crescer em pessoas. A mão de Deus estava pesada sobre eles. O povo de Asdode culpou a Arca e pediu que fosse enviada embora. Assim, suas autoridades a enviaram para a cidade seguinte, Gate.

As pragas seguiram lá também. Por 7 meses, a Arca se moveu de cidade em cidade, com pragas seguindo em sua esteira. Os filisteus, então, moveram a Arca para Ecrom, e essas pessoas ficaram aterrorizadas porque a Arca tinha chegado lá.

A reputação de Deus O precedeu. Essas pessoas tinham ouvido como Ele havia dizimado Dagom dentro de seu próprio Templo, e como Ele estava dizimando o povo por infligir pragas, assim como Ele tinha feito para o Egito. Todas as lendas das coisas que o Deus de Israel tinha feito certamente começaram a recircular, e essas pessoas estavam com medo. 

Quando Deus está na Casa, Ele faz com que a atmosfera mude ao seu redor. Ele faz com que as pessoas que estavam contra você mudem de ideia. E Ele sozinho põe os inimigos de joelhos.

Imagino que Israel deve ter estado em suas casas e campos, derrotado. Eles tinham chamado a Arca para entrar em batalha, e agora os filisteus tinham capturado, e o Sumo Sacerdote e seus filhos estavam mortos.

Eles pensaram que Deus tinha ido para sempre? Eles se perguntaram como eles iriam obter a Arca de volta? Eles estavam fazendo planos secretos para tentar obter a Arca? Quantas vezes no meio de uma batalha tentamos descobrir as coisas por nós mesmos?

Quantas vezes planejamos e pensamos que vamos "ajudar" a acelerar as coisas para Deus. Deus não precisa da nossa ajuda para sair de uma situação. Nosso Deus pode cuidar das coisas, tudo sozinho. 

Uma pequena flor amarela floresce sozinha. Deus é auto-suficiente.

Os governantes filisteus chamaram os sacerdotes de Dagom, pensando que era melhor agirem rapidamente, pois haviam ofendido o Deus de Israel. Então, para devolver a Arca a Israel, eles decidiram devolvê-la com uma oferta de culpa: réplicas de ouro de ratos e tumores.

Eles queriam saber se esta praga era de Deus ou se era apenas uma coincidência. Então eles montaram um teste: se a carroça que levava a Arca voltasse para o território israelense por conta própria, então eles saberiam que essas pragas eram Dele.

Aquela carroça marchou de volta para o território israelita sem que as vacas parassem para comer pelo caminho. Deus confirmou ao inimigo que Ele era Deus e no comando! 

Quando Deus está na casa, o seu inimigo vai devolver o que é seu, e eles vão mesmo dar de volta mais do que o que eles levaram.

Um campo de tulipas cor-de-rosa com Isaías 61:7 escrito através dele.

1 Samuel 7:1-2. A Arca ficou na casa de Abinidabe, em uma colina, por 20 anos. Avançando rapidamente, Davi está tentando trazê-la para casa, mas um contratempo aconteceu com o filho de Abidnabe em seu caminho para retornar a Arca para Jerusalém. Por medo, Davi a coloca na casa de Obede-Edom, o giteu (2 Sm 6) por três meses, e a Bíblia diz que Deus abençoou todos os que pertenciam a Obede-Edom. 

Quando Deus está na casa, e Ele é honrado, tudo é abençoado. 

VEJA O QUE ACONTECEU QUANDO JESUS ENTROU NA CASA:

1- A sogra de Peter foi curada de uma febrefoi curada de uma febre (Lucas 4:38-39); curvada sobre a mulher foi curada (Lucas 13:10-13); Jesus entrou na casa de um dos governantes dos fariseus e curvou o homem com hidropisia (Lucas 14:1-6)

2- O homem aleijado que veio através do telhado teve seus pecados PERDOADOS, e ele foi restaurado para andar novamente (Lucas 5:17-26)

3- A mulher de má reputação foi ACEITA e teve seus pecados perdoados, e foi enviada com PAZ (Lucas 7:36-50)

4- Na casa de Zaqueu, as INJUSTIÇAS FORAM CORRIGIDAS quando Zaqueu devolveu o que havia roubado, com juros (Lucas 19:1-10)

5- A filha de Jairo RESSUSCITOU (Luke8:40-56)

6- Jesus ENSINOU a Palavra da verdade a Maria, Marta e Lázaro (Lucas 10:38-42)

7- Jesus entrou no Templo, e o homem com a mão seca foi curado, devolvendo sua habilidade ao TRABALHO (Lucas 6:6-10);

8- A mulher apanhada em adultério foi perdoada e POUPADA da morte (João 8:3-11)

9- Enquanto em Tiro/Sidom, a mulher Siro-Fenícia entrou na casa e implorou para que sua filha fosse entregue-Jesus HONROU sua fé (Marcos 7:24-30)


Uma jovem tem os braços levantados em adoração, com as palavras "Você é o Templo de Deus.

"Todavia, o Altíssimo não vive em templos feitos por mãos humanas. Como diz o profeta:" (Atos 7:48).

“Não se dão conta de que constituem o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês?” (1 Cor.3:16).

Quando você aceita a obra que Jesus fez na cruz, Deus coloca Seu Espírito dentro de você. Deus escolheu viver em você. Você é Sua Casa, Seu Templo.

Você o deixou viver lá, ou você o deixou vir até a porta? Você o deixou entrar, mas só permitiu o acesso a um quarto porque você sente que aquele quarto está limpo o suficiente, e você o fez bom o suficiente? Mas os outros são uma bagunça, e assim você fechou essas portas para Ele?

Deus quer entrar em cada quarto em sua casa. Ele não tem medo do caos ou da escuridão ou das mágoas naquelas salas escondidas. É hora de trazer Deus para dentro de sua casa e dar-Lhe o controle completo de toda a casa.

Deixe-O em cada quarto, cada recanto, e armário. Ele é um Mestre Construtor. Ele é um Mestre Arquiteto. Ele é um Mestre Designer de Interiores. Tudo o que sua casa precisa, Ele é a resposta. Porque quando Deus está em sua casa, Ele vai consertar tudo.

Artigos como esse

  • Você já orou e ainda não viu Deus responder? Então você provavelmente pode se identificar com a mulher da Bíblia que sangrou por 12 anos.

    A Espera Entre

    Você já orou e ainda não viu Deus responder? Então você provavelmente pode se identificar com a mulher da Bíblia que sangrou por 12 anos.

  • Quando nos sentimos sozinhos na jornada de nossa vida, podemos lembrar que temos uma história com Deus que podemos usar para nos lembrar onde estivemos.

    Uma História com Deus

    Quando nos sentimos sozinhos na jornada de nossa vida, podemos lembrar que temos uma história com Deus que podemos usar para nos lembrar onde estivemos.

  • Em Salmos 91: 1 diz: Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo, habitará sob a sombra de suas asas. O que isso significa?

    O Lugar Secreto dos Salmos 91

    Em Salmos 91: 1 diz: Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo, habitará sob a sombra de suas asas. O que isso significa?

  • Em pouco tempo, Deus irá manobrá-lo para o lugar perfeito que Ele quer você. E não importa quão grande ou pequeno seja o trabalho, é o trabalho perfeito para você.

    Um Corpo com Muitas Peças

    Em pouco tempo, Deus irá manobrá-lo para o lugar perfeito que Ele quer você. E não importa quão grande ou pequeno seja o trabalho, é o trabalho perfeito para você.

  • "Deus não precisa de sua força. Ele tem mais do que o suficiente dele. Ele pede sua fraqueza." (Charles Spurgeon)

    Deus Precisa de Sua Fraqueza

    "Deus não precisa de sua força. Ele tem mais do que o suficiente dele. Ele pede sua fraqueza." (Charles Spurgeon)


Uma jovem tem os braços levantados em adoração, com as palavras "Você é o Templo de Deus.
Uma pequena flor amarela floresce sozinha. Deus é auto-suficiente.
Um homem senta-se, segurando o queixo, imaginando "Em quem devo acreditar?"
Um campo de tulipas cor-de-rosa com Isaías 61:7 escrito através dele.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status