Não nos é Prometido uma Vida Livre de Problemas

Escrito por Isabel Jennings

Quando olhamos on-line em várias plataformas de mídia social, somos bombardeados com postagens de pessoas que parecem ter vidas perfeitas. Vemos nossas personalidades online favoritas postando diariamente e tudo parece estar livre de problemas.

Eles têm filhos que se comportam perfeitamente, e até seus cães parecem bem comportados! Eles nunca têm um dia com a gripe. Eles nunca têm um carro quebrado. Eles nunca parecem ter uma espinha!

Mas, embora sua atividade online não mostre a verdade completa e não filtrada, a verdade é que todo mundo tem algum tipo de problema em suas vidas.

Você pode estar estudando para um exame em uma aula que você realmente não entendeu durante todo o semestre. Você pode ter amigos que estão pressionando você a fazer algo que você sabe que não é certo. Você pode estar tendo problemas para pagar as contas. Ou talvez você tenha um problema de saúde agora que esteja afetando a maneira como você vive.

Mesmo a pessoa com a vida mais perfeita nas redes sociais tem problemas que não aparecem em suas telas. A vida é desafiadora.


Uma criança pequena está na frente de uma grande escada. A vida parece fácil para algumas pessoas, mas todo mundo tem alguma dificuldade em suas vidas.


Jó 5:7 diz: A humanidade nasce para a miséria, tal como as chamas se erguem do fogo para o ar.

Jó certamente não era estranho a muitos problemas aparecerem em sua vida. Se você ler a história dele, verá como ele era um homem justo. A Bíblia o descreve como irrepreensível e reto, sempre cuidadoso para evitar fazer o mal (Jó 1:1).

Ele era tão justo, que um dia o Diabo se aproximou de Deus pedindo permissão para testar Jó. O Diabo queria provar que Jó só serviu Deus por causa das bênçãos que Deus lhe deu. Deus estava confiante no coração de Jó, e concordou em permitir que o Diabo testasse Jó.

No decorrer de um dia, Jó recebeu várias mensagens terríveis: todos os filhos e servos de Jó foram mortos e ladrões roubaram todo o seu gado, deixando-o na miséria. Mas, Jó não se afastou de Deus.


Um pobre homem de aparência abatida se agacha, vestido em camadas contra o frio. Jó tinha uma vida perfeita até que tudo deu errado. A vida tem um jeito de se impossibilitar
 rapidamente.


O Diabo apareceu no céu pela segunda vez, e Deus lhe concedeu outra chance de testar Jó. Desta vez Jó foi afligido por uma dolorosa doença de pele, sua esposa lhe disse para amaldiçoar Deus e morrer, e seus amigos vieram acusá-lo de pecar contra Deus.

Este homem passou de uma vida perfeita de inveja, para estar em trapos raspando furúnculos de si mesmo e discutindo com seus amigos que ele não estava sendo punido. Para onde quer que Jó virasse, havia problemas, muitos problemas.

Deus nunca nos prometeu a ausência de problemas em nossas vidas. Ele nunca prometeu que se acreditássemos Nele, ou vivêssemos em retidão, estaríamos completamente livres de problemas pelo resto de nossas vidas.

O que Ele prometeu é que estaria conosco enquanto passávamos por cada problema. Não enfrentaríamos nossos problemas ou questões sozinhos.


Um pai, vestido de terno, caminha com seu filho pequeno. Deus nunca nos prometeu ausência de problemas, mas que Ele iria conosco em todas as circunstâncias.


Você se lembra como na Bíblia, no livro do Êxodo, Israel foi escravizado ao Egito por 400 anos? Deus apareceu a Moisés em uma sarça ardente que não queimava, e lhe disse para voltar ao Egito e libertar seu povo.

Quando Moisés chegou ao Egito, Faraó não quis obedecer a Deus. Ele começou a dificultar ainda mais a vida de Israel (eles teriam a mesma cota de tijolos para fazer, sem receber a palha necessária). Os problemas de Israel aumentaram e eles ficaram zangados com Moisés por trazer mais problemas para eles.

Então começaram as 10 pragas. As três primeiras pragas atingiram todos no Egito, incluindo os Israelitas. Eles clamaram a Deus por libertação, mas parecia que estavam sendo punidos. Mas então algo excepcional aconteceu: Deus fez uma distinção clara entre Israel e Egito. 

Ele estava claramente anunciando para todas as pessoas que observavam que:

Israel era DELE, e Ele estava com Israel. 

Moscas, uma doença do gado e uma devastadora tempestade de granizo atingiram o Egito, mas onde Israel estava (Goshen) nenhuma dessas pragas os atingiu. Eles foram visivelmente inalterados.

A próxima praga foi de profunda e absoluta escuridão. Era uma escuridão tão profunda, que era sentida. As pessoas não podiam ver nada e durante três dias ninguém se moveu no Egito.

No entanto, em Goshen havia luz. Deus literalmente iluminou Seu povo, anunciando que o Deus da Luz estava com eles. Eles estavam no centro do palco nessa libertação épica, e era inegável que Deus estava fazendo isso.

A praga das trevas não foi a última praga. Israel ainda era uma nação em escravidão. Eles ainda precisavam fazer tijolos diariamente, sem qualquer palha fornecida. Eles ainda foram espancados. Ainda havia um mandato para matar todos os bebês judeus do sexo masculino quando nascessem.

Eles ainda não estavam livres. Mas mesmo em meio a todos esses problemas, Deus estava com eles e lutava por eles.

Um céu azul brilhante emoldura montanhas cobertas de neve. Servir a Deus não significa uma vida livre de problemas, mas que você não enfrente os problemas sozinho e sem esperança.

Neste mundo você terá problemas, mas tome cuidado porque eu venci o Mundo (João 16:33). Nesta vida, você terá problemas. Alguns desses problemas parecerão insuperáveis, e alguns podem durar anos. Deus nunca lhe prometeu uma vida sem problemas, mas Ele prometeu que iria com você a cada passo do caminho através de seus problemas.


As promessas de Deus:

  • João 14:16-18  - Ele prometeu que o Espírito Santo estaria conosco para sempre.
  • Salmos 46:1 - Ele é socorro bem presente na angústia.
  • Salmos 27:10 - Mesmo que minha família vá embora, Deus promete cuidar de mim.
  • Mateus 28:20 - Deus disse que estaria conosco sempre, até o fim do mundo (era).
  • Isaías 54:10 - Mesmo que as montanhas desmoronem, a bondade e a aliança de paz de Deus permanecerão.
  • Isaías 41:13 - Deus segurará sua mão direita, dizendo: "Não temas. Vou te ajudar."
  • Deuteronômio 31:6 – Deus vai com você e não o deixará, nem o desamparará.
  • Salmos 139:7-10 - Para onde posso ir, mas a tua mão me guia e me segura?
  • Isaías 43:1-2 - Deus diz: "Quando você passar pelas águas e passar pelo fogo, eu estarei lá."
  • Êxodo 33:14 - Minha presença irá com você, e eu lhe darei descanso.
  • Josué 1:9 - Seja forte e corajoso, pois o Senhor está com você por onde você andar.


Você pode estar sentado em seu próprio Goshen agora, sentindo-se sozinho e sem esperança. Você pode sentir como se a resposta oposta às suas orações estivesse acontecendo ao seu redor. Você pode sentir que Deus o abandonou, ou que Ele está punindo você. Deus não está punindo você.


Uma jovem rema uma canoa em um lago calmo, sob um céu noturno de verão, com montanhas ao fundo. Deus permanecerá em seu barco até você chegar à praia.

Ele não te abandonou. Deus está com você, e Ele estará com você até o fim. Continue orando. Continue procurando por Sua resposta. Não perca a esperança, porque Ele está trabalhando para resolver o seu problema.

Uma jovem rema uma canoa em um lago calmo, sob um céu noturno de verão, com montanhas ao fundo. Deus permanecerá em seu barco até você chegar à praia.
Um pai, vestido de terno, caminha com seu filho pequeno. Deus nunca nos prometeu ausência de problemas, mas que Ele iria conosco em todas as circunstâncias.
Uma criança pequena está na frente de uma grande escada. A vida parece fácil para algumas pessoas, mas todo mundo tem alguma dificuldade em suas vidas.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status