No Meio da Tempestade

Escrito por Isabel Jennings

No olho da tempestade, você permanece no controle. No meio da tempestade, Você guarda a minha alma. Você sozinho é a âncora; quando minhas velas são rasgadas, Seu amor me rodeia, no olho da tempestade. ~ Ryan Stevenson

Usamos o termo "tempestade" muito amplamente, não é? Uma tempestade é uma perturbação da atmosfera marcada pelo vento, geralmente precipitação, trovão ou relâmpago. Uma tempestade poderia ser uma chuva suave de primavera, ou poderia ser um termo usado para descrever um furacão tumultuoso com 150 km/ h ventos.

Todos nós passamos por tempestades em nossas vidas. Essas tempestades podem ser pequenas e um pouco inócuas, o que é inconveniente ou irritante. Mas o que acontece quando uma grande tempestade atinge, uma que talvez tenha vindo do nada, e uma que você está se esforçando para ficar à tona?

Você já teve tudo parece estar indo errado simultaneamente, ou muitas coisas simultaneamente puxar em seu tempo, emoções, ou atenção? Alguma vez sentiste que estavas fora de controlo?

Uma enorme tempestade relâmpago atira através do céu. Às vezes tempestades aparecem do nada.

A vida muitas vezes parece ser salpicada com uma tempestade após a outra, e muitas vezes nossas maiores tempestades atacam logo após nossas vitórias mais significativas.

Em Marcos 6, vemos que os discípulos tinham acabado de sair de uma tremenda alta: eles tinham alimentado mais de 5000 homens (não incluindo mulheres e crianças) com o almoço de um menino de 2 pães e 3 peixes.

Um dos discípulos tinha calculado que levaria mais de 8 meses de salário para alimentar todas essas pessoas com apenas uma mordida (não uma refeição). Mas Jesus havia alimentado completamente a multidão até que todos ficaram satisfeitos e com um almoço tão pequeno.

E aconteceu a tarde, e Jesus mandara todo o povo para casa. Imediatamente Ele enviou os discípulos em seu barco para atravessar para o outro lado do mar, enquanto Ele subiu para as montanhas para orar.

Imagino que Jesus sendo 100% humano, se sentiu cansado e esgotado, assim como todos nós depois de um dia ocupado trabalhando ou lidando com pessoas que estão sempre precisando de nós para corrigir isso ou resolver isso. Ele precisava recarregar suas baterias, e Ele fez isso passando algum tempo sozinho com Deus em oração.

Posso imaginar os discípulos entrando no barco, falando empolgados sobre tudo o que Jesus havia feito naquele dia. Talvez eles reviveram seu espanto em puxar pão após pão fora dos cestos, ou como eles tinham recolhido 12 cestas de sobras!

Eles remaram e remaram para o mar, e quanto mais eles foram, pior o tempo se tornou. O vento começou a pegar. As ondas começaram a subir cada vez mais alto, e provavelmente estavam caindo sobre os lados do barco. Os discípulos estavam se esforçando para ficar à tona.

Você já esteve em um lugar onde você simplesmente não pode lidar com o estresse, ansiedade ou a dor das situações que você está enfrentando?Alguma vez te apetece gritar: "Deus, onde estás?" "Deus, consegues ouvir-me?" "Deus, sabes sequer o que estou a enfrentar?" "Deus, você se importa que eu esteja sozinha?"

Talvez você atualmente tem uma situação iminente tão grande no horizonte que você não pode mesmo ver qualquer outra coisa exceto "ele".

Uma mulher em silhueta dirige perguntas a Deus: Onde você está? Você pode me ouvir? Você sabe mesmo o que eu estou enfrentando? Você se importa que eu estou sozinho?

Marcos 6:48(OL) diz: "Jesus viu que remavam com dificuldades, pois o vento soprava em sentido contrário." O evangelho de Lucas esclarece como a tempestade foi ruim dizendo que "eles estavam em grande perigo."

Embora Jesus não estivesse no barco com eles, Seus olhos estavam sobre eles o tempo todo, de onde Ele estava na montanha. Ele sabia onde eles estavam e o que eles estavam experimentando. Ele sabia como eles estavam lutando. Ele viu que estava escuro e que não havia ninguém por perto para ajudá-los. Então, Ele foi até eles no meio da tempestade.

Você está lutando, sofrendo, e estressado? Meu amigo, Jesus vê você! Ele sabe onde você está, e Ele está ciente do que está acontecendo em sua vida.

Este versículo continua e diz: "E, por volta da quarta vigília da noite, foi ter com eles, andando sobre o mar, e passando por eles."

Jesus ia passar pelo barco. A Bíblia não diz por que, mas podemos nos perguntar se Ele estava indo à frente deles para separar as águas como Ele tinha dividido o Mar Vermelho. Ou, talvez Ele iria servir como um quebra-vento, deixando a tempestade golpeá-lo, dando-lhes paz e quietude atrás Dele. Ou talvez Ele os levasse a um porto seguro. Seja qual for a razão, podemos saber isso: ele vai antes de nós em cada tempestade, e Ele vai nos ajudar a sair da tempestade.

Só porque Ele está conduzindo você, e indo antes de você, não significa que Ele irá silenciar imediatamente o vento e as ondas. Veja, Jesus não fez isso aqui nesta história. Os discípulos partiram, então a tempestade veio sobre eles e escalou em força antes de Jesus interveio em algum lugar entre 3:00 e 6:00.

Jesus nunca chega atrasado a qualquer situação. Ele está sempre lá ao seu lado, ciente do que está acontecendo, e Ele está intercedendo por você (Hebreus 7:25).

Se eu visse um homem andando sobre a água, uma impossibilidade pela minha limitada experiência, eu também teria sido aterrorizado. Eu poderia até ter considerado que esta era uma visão, porque Deus tinha vindo para me levar para o céu! O que quer que Jesus ia fazer quando ele estava passando por eles, Ele abandonou esse curso, a fim de enfrentar seus medos.

“Está tudo bem, sou eu, não tenham medo!” (vs50). Jesus virá sempre onde estais e enfrentará os vossos medos. Ele vê que você está fraco e cansado, e Ele lhe dará paz no meio de sua tempestade. Aqueles discípulos eram tão importantes para Ele que Ele os encontrou em sua necessidade.

Um céu estrelado noturno se reflete nas águas calmas. Paz, Silêncio.

Não só Jesus viu a sua situação, orou por eles durante a situação, e mostrar-se à sua situação, mas Ele entrou em seu barco. Ele entrou no meio de sua situação sem esperança e se tornou uma ajuda sempre presente em tempos de dificuldade. Ele estava com eles.

Então Ele fez a melhor parte de toda a história: Jesus ordenou a paz em sua situação. "Paz. Aquietai-vos", e os ventos e as ondas O obedeceram. Deus pode não acalmar a tempestade da maneira que você pensa que Ele deve, ou no momento em que você pensa que Ele deve. Mas talvez Deus queira acalmar a tempestade dentro de você antes que Ele acalme a tempestade ao seu redor.

Essa tempestade não foi a primeira que os discípulos encontraram cruzando o Mar da Galiléia. Vemos que Jesus estava sem desejos pelos mares furiosos nem pelo vento. Na verdade, Ele estava dormindo durante algumas das tempestades pelas quais eles remaram.

Uma tempestade foi tão ruim que os discípulos não pensaram que eles iriam sobreviver, e eles acordaram Jesus dizendo [Marcos: 4:38-40] "Mestre, você não se importa que pereçamos?" Jesus se importava. Ele falou com eles sobre sua fé naquele momento: Você não confia em mim? Você não tem escutado o que eu tenho lhe ensinado o tempo todo? Você não se lembra do que eu lhe prometi?

O homem se curva, ajoelhando-se em águas calmas. Vinde, todos os que estais cansados, e eu vos aliviarei.

Confiamos Nele no meio da nossa última tempestade?

Ou, estamos tentando salvar nosso próprio barco porque quando vemos Jesus dormindo calmamente dentro de nossos barcos, sentimos que ele não se importa? Pode haver uma tempestade feroz em torno de você, mas Jesus está lá, no meio de sua tempestade. Você não precisa salvar a água.

Você não precisa enviar um SOS freneticamente. Você não precisa tentar encontrar os coletes salva-vidas desesperadamente. Jesus já está em seu barco. Ele está plenamente consciente do que está acontecendo, e Ele é um capitão experiente. Ele está lá para confortar e trazer-lhe a paz.

Tire um tempo para orar sozinho e recarregue-se para o dia seguinte. Silencie o barulho e as distrações ao seu redor, para que você possa ouvir a voz de Deus. Refresque-se, e obtenha uma nova perspectiva. Deixe-O falar com você e derramar a Sua paz em você. Então você pode realmente enfrentar a tempestade. Ele pode ficar furioso ao seu redor, mas não estará em você.

Artigos como esse

  • No livro de Ester, vemos a história de uma menina órfã cuja vida passou do palácio à perseguição. Essas reviravoltas na vida faziam parte do plano de Deus.

    Para Um Momento Com Este

    No livro de Ester, vemos a história de uma menina órfã cuja vida passou do palácio à perseguição. Essas reviravoltas na vida faziam parte do plano de Deus.

  • As pessoas escondem seus problemas, mas todos os têm. Deus não prometeu uma vida livre de problemas, mas prometeu estar conosco em todos eles.

    Não Prometeu Uma Vida Sem Problemas

    As pessoas escondem seus problemas, mas todos os têm. Deus não prometeu uma vida livre de problemas, mas prometeu estar conosco em todos eles.

  • Às vezes, esperamos que Deus faça as coisas da mesma maneira que sempre o vimos trabalhar. Não limite a Deus. Ele é maior do que você espera. Tenha fé.

    Não Coloque Deus em Uma Caixa

    Às vezes, esperamos que Deus faça as coisas da mesma maneira que sempre o vimos trabalhar. Não limite a Deus. Ele é maior do que você espera. Tenha fé.

  • O medo é uma emoção muito poderosa que o diabo usa para paralisar o crente. O medo transforma o crente em uma ameaça menor ao reino das trevas. Mas Deus nos prometeu que não precisamos ter medo porque Ele nos conquistou a vitória.

    Mas Eu Tenho Medo

    O medo é uma emoção muito poderosa que o diabo usa para paralisar o crente. O medo transforma o crente em uma ameaça menor ao reino das trevas. Mas Deus nos prometeu que não precisamos ter medo porque Ele nos conquistou a vitória.

  • Fique Ansioso por Nada? “Ninguém pode rezar e se preocupar ao mesmo tempo. Quando nos preocupamos, não estamos rezando. Quando oramos, não nos preocupamos”.~ Max Lucado

    Fique Ansioso por Nada

    Fique Ansioso por Nada? “Ninguém pode rezar e se preocupar ao mesmo tempo. Quando nos preocupamos, não estamos rezando. Quando oramos, não nos preocupamos”.~ Max Lucado


Um céu estrelado noturno se reflete nas águas calmas. Paz, Silêncio.
Uma enorme tempestade relâmpago atira através do céu. Às vezes tempestades aparecem do nada.
Uma mulher em silhueta dirige perguntas a Deus: Onde você está? Você pode me ouvir? Você sabe mesmo o que eu estou enfrentando? Você se importa que eu estou sozinho?

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status