Não Coloque Deus em Uma Caixa

Escrito por Isabel Jennings

2 Reis 4 começa com a história de uma viúva. Ela estava numa situação difícil. O marido dela tinha morrido e tinha-a deixado com todas as suas dívidas. Esta dívida era tão significativa que os credores ameaçaram vender seus filhos à escravidão para pagar essa dívida.

Ser mulher nos tempos da Bíblia era difícil, se você não tivesse a cobertura e proteção de um parente do sexo masculino. Seu marido estava morto e agora seus filhos seriam vendidos como escravos.

Esta mulher era uma crente, porém, e fez o que a maioria de nós não consegue fazer quando problemas vêm às nossas portas: ela imediatamente se voltou para Deus. Ela foi direto para o profeta para a direção sobre o que fazer.

Vários potes de barro são montados juntos, com as palavras de 2 Reis 4:2

A resposta inicial do profeta foi: "O que devo fazer por você?" Ele era um mero homem e talvez não tivesse o dinheiro que ela precisava.

Mas então o Senhor deve ter falado com ele: "Diga-me o que você tem na casa"? Ela não tinha nada em sua casa (de valor), exceto um frasco de óleo.

Eliseu deu-lhe instruções precisas sobre o que fazer em seguida: vá e pegue emprestado tantos frascos de seus vizinhos como você pode; Vai para casa com os teus filhos, fecha a porta atrás de ti, e começa a despejar o óleo.

Aquela mulher tinha duas escolhas naquele dia: obedecer ao profeta ou ir para casa com a situação inalterada. Quando você sente que Deus falou com você e lhe deu direção, o que você faz? Você vai e obedece, ou você simplesmente vai para casa? 

Uma mulher fica entre dois caminhos. Ela pode escolher obedecer a Deus ou seguir seu próprio caminho. Qual caminho você irá?

Esta história era sobre a necessidade monetária de uma mulher, porque essa era a necessidade que ela tinha na época. Mas não temos apenas problemas financeiros. Esta história não está na Bíblia apenas para encorajá-lo que Deus vai trazer dinheiro para você!

Deus não quer apenas pagar seus devedores e libertar seus filhos da escravidão potencial. Ele quer que você viva uma vida abundante depois disso.

Esta história é sobre Deus suprindo precisamente o que a mulher precisava no momento, E suprindo o que ela precisava depois: a cobertura de seus filhos, que foi crucial nos tempos da Bíblia; e ela tinha finanças para viver para que ela não se encontrasse nesta situação novamente! 


Esta história é como um mapa rodoviário, mostrando-nos o caminho. Quando os problemas vierem, devemos:

1) Reza--A mulher tinha este enorme problema, e ela procurou o profeta de Deus. Naqueles dias, as pessoas não podiam se aproximar de Deus como fazemos agora. Os sacerdotes levíticos ofereciam sacrifícios e intercediam por eles.

Desde a morte e ressurreição de Jesus, temos agora um Sumo Sacerdote que intercede continuamente em nosso favor (Hebreus 7:25).

Podemos nos aproximar do Trono de Deus com ousadia (Hebreus 4:16), e devemos "orar sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).


Uma mulher está com as mãos cruzadas em oração. A Bíblia diz para orar sem cessar.

2) Ouça o que Deus diz--Tiago 1:5(OL) diz que: "se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus que dá a todos os homens liberalmente e sem opróbrio, e ser-lhes-á dado". 

Procure a sabedoria de Deus na Bíblia. Peça-Lhe para iluminar os holofotes em um versículo específico que é relevante para a sua situação.

A Bíblia não está desatualizada. Há sabedoria relevante nela.  Procure um conselho sábio, como a viúva fez. Na Bíblia, o óleo muitas vezes simboliza o Espírito Santo. Tudo que a mulher tinha em sua casa era um pouco de óleo. Se tudo que você tem é o Espírito Santo com você, guiando você, então você tem mais do que suficiente!!


3) Tenha fé--A viúva foi para todos os seus vizinhos e recolheu os recipientes Eliseu disse-lhe para reunir. Ela reuniu todos os recipientes antes mesmo de uma gota do óleo fluiu. Ela fez isso antes de um recipiente foi preenchido até a borda.

Este é o tipo de fé de Hb.11:1: A fé é a substância das coisas esperadas, e a evidência das coisas não vistas. Talvez você esteja acreditando na salvação de um membro da família. Deus lhe pediu para fazer algo em fé para isso?

Talvez Ele lhe pediu para jejuar uma refeição por dia. Talvez Ele lhe tenha pedido para orar secretamente sobre suas camas quando elas não estão em casa. Talvez Ele lhe pediu uma oferta monetária? Você está fazendo com o que Deus lhe pediu para fazer?

Uma jovem caminha por um campo agrícola ao pôr do sol, carregando uma lanterna brilhante. A fé é a substância das coisas que se esperam. Hebreus 11:1

4) Mantenha sua fé forte através do processo--Eliseu disse à viúva para levar seus filhos para sua casa e fechar a porta. Por quê?

Se a porta estivesse aberta, os vizinhos poderiam tê-la visto e questionado sua fé. "Deus realmente lhe disse para fazer isso"? "Isso é impossível e nunca poderia acontecer". "Viúva, você realmente ouviu o profeta corretamente"?

Então, Eliseu pediu que ela trouxesse aqueles para dentro de casa que acreditassem com ela. Ela fechou a porta no resto. Quando você está confiando em Deus para algo, você precisa cercar-se com aqueles de fé da mesma mente. Traga aqueles ao seu redor que lhe trarão outro recipiente vazio.

Feche a porta para aqueles que falam negatividade e dúvida em sua vida. Cerque-se com a fé.


5)  Começar a trabalhar--A viúva começou a derramar o óleo. Você não saberá o que o resultado será para o que Deus lhe disse, mas começar a trabalhar de qualquer maneira. Você não precisa ver a linha do tempo da história para começar a trabalhar.

Se Deus disse "ensinar a escola dominical" enquanto você espera para se tornar um pastor, em seguida, ensinar a escola dominical! Seja fiel em um pouco, e Deus vai colocá-lo no comando de muito (Lucas 16:10)

Milhões de estrelas estão espalhadas por um céu noturno roxo. Deus é um grande Deus e supera nossas expectativas.


6) Espere--A viúva esperava que Deus para atender a uma dívida. Mas Deus fez muito mais do que isso. Ele deu-lhe o suficiente para pagar a dívida, salvou os filhos da escravidão, e ela teve o suficiente para viver depois disso. Deus fará muito, muito bem (Efésios 3:20).

Às vezes esperamos que Deus faça as coisas da mesma maneira que sempre O vimos trabalhar. Eu garanto que não era prática comum encher centenas de contêineres de um pequeno, para pagar uma dívida.

Não limite a Deus.

Não coloque Deus em uma caixa e espere que Ele só trabalhe dentro dos parâmetros que você definiu para Ele. A viúva confiou em Deus, e você também pode.

Uma cena subaquática de peixes coloridos contra o pano de fundo de água azul e curral rosa. Deus é capaz de fazer o impossível.

Esta história não é apenas sobre Deus suprindo suas necessidades e desejos, embora Ele FAÇA isso.

Talvez você precise de paz ou esperança.

Talvez você precisa ser livre de medo ou ansiedade.

Talvez você pode precisar de ajuda com seus relacionamentos ou você precisa de um novo emprego.

Deus tem uma especialidade: Ele faz coisas impossíveis e surpreendentes.

Você pode confiar nEle para passar.

Por que não começar no número 1 e começar com uma oração?

Artigos como esse

  • No livro de Ester, vemos a história de uma menina órfã cuja vida passou do palácio à perseguição. Essas reviravoltas na vida faziam parte do plano de Deus.

    Para Um Momento Com Este

    No livro de Ester, vemos a história de uma menina órfã cuja vida passou do palácio à perseguição. Essas reviravoltas na vida faziam parte do plano de Deus.

  • As pessoas escondem seus problemas, mas todos os têm. Deus não prometeu uma vida livre de problemas, mas prometeu estar conosco em todos eles.

    Não Prometeu Uma Vida Sem Problemas

    As pessoas escondem seus problemas, mas todos os têm. Deus não prometeu uma vida livre de problemas, mas prometeu estar conosco em todos eles.

  • O medo é uma emoção muito poderosa que o diabo usa para paralisar o crente. O medo transforma o crente em uma ameaça menor ao reino das trevas. Mas Deus nos prometeu que não precisamos ter medo porque Ele nos conquistou a vitória.

    Mas Eu Tenho Medo

    O medo é uma emoção muito poderosa que o diabo usa para paralisar o crente. O medo transforma o crente em uma ameaça menor ao reino das trevas. Mas Deus nos prometeu que não precisamos ter medo porque Ele nos conquistou a vitória.

  • Fique Ansioso por Nada? “Ninguém pode rezar e se preocupar ao mesmo tempo. Quando nos preocupamos, não estamos rezando. Quando oramos, não nos preocupamos”.~ Max Lucado

    Fique Ansioso por Nada

    Fique Ansioso por Nada? “Ninguém pode rezar e se preocupar ao mesmo tempo. Quando nos preocupamos, não estamos rezando. Quando oramos, não nos preocupamos”.~ Max Lucado

  •  Escape da Tentação: Ore por força para fazer o que é certo. Fique longe de suas tentações e fugir se chegarem perto! Lembre-se de Joseph. Seja como Joseph.

    Escape da Tentação

    Escape da Tentação: Ore por força para fazer o que é certo. Fique longe de suas tentações e fugir se chegarem perto! Lembre-se de Joseph. Seja como Joseph.


Milhões de estrelas estão espalhadas por um céu noturno roxo. Deus é um grande Deus e supera nossas expectativas.
Uma cena subaquática de peixes coloridos contra o pano de fundo de água azul e curral rosa. Deus é capaz de fazer o impossível.
Uma jovem caminha por um campo agrícola ao pôr do sol, carregando uma lanterna brilhante. A fé é a substância das coisas que se esperam. Hebreus 11:1
Uma mulher fica entre dois caminhos. Ela pode escolher obedecer a Deus ou seguir seu próprio caminho. Qual caminho você irá?

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status