Deus no Sussurro

Escrito por Isabel Jennings

Quando Acabe contou à rainha Jezabel o que Elias fizera, que tinha matado todos os profetas de Baal, ela mandou um recado a Elias: “Mataste os meus profetas, mas juro-te pelos deuses que amanhã, por esta altura, te matarei eu.”


Elias resolveu fugir para escapar com vida. Foi a Berseba, cidade de Judá e deixou ali o seu criado. Depois continuou sozinho pelo deserto, andando o dia inteiro. A certa altura, sentou-se debaixo dum zimbro e orou, pedindo que a morte o levasse: “Já basta, Senhor! Toma agora a minha vida. Tenho de morrer um dia, como todos os que me precederam e que morreram por te servir. Então que seja agora.” (1 Reis 19:1-4 OL)

No capítulo anterior, o profeta Elias apareceu para confrontar o rei Acabe. Tinham passado três anos desde que Elias havia declarado que não choveria em Israel, e havia fome na terra. O rei Acabe estava fora procurando um pequeno pedaço de grama para alimentar os cavalos quando Elias apareceu.

Durante esses três anos, O rei Acabe havia caçado Elias em todas as nações vizinhas, certamente com a intenção de forçá-lo a orar para que ele mudasse a mente de Deus e fizesse chover, ou matá-lo pela seca. Por três anos, Acabe caçou, mas não encontrou Elias. Então, um dia, Elias apareceu e estava pronto para um confronto: Deus vs Baal.

Era para ser uma batalha épica. O deus que respondeu pelo fogo, seria o verdadeiro deus que todo o povo de Israel adoraria. Essa era uma luta que Acabe poderia apoiar. Sua esposa ficaria feliz e ele não precisaria mais lutar contra esse profeta!

Então, Acabe enviou uma mensagem através de Israel e trouxe todo o Israel para a batalha. A nação concordou com os termos: quem respondesse com fogo era o verdadeiro Deus. Leia toda a história, em 1 Reis 18.

Os profetas de Baal adoraram o dia todo, mas “não houve resposta de nenhum tipo”. Nada aconteceu. Elias até os provocou um pouco: “Talvez seu deus esteja sonhando acordado, ou talvez esteja no banheiro. Seu Deus está dormindo? Grite mais alto e acorde-o”! Ainda assim, houve silêncio de Baal.

Uma pequena menina segue pegadas com as palavras 'Se o Senhor é Deus, siga-o'

Depois foi a vez de Elias. Tudo o que ele fez foi proposital. Ele reconstruiu um antigo altar que estava lá para o Senhor Jeová.

Os altares eram onde as pessoas se encontravam com Deus, trazendo seus sacrifícios pelo pecado e pela paz. Deus fez com que Elias trouxesse o povo de volta ao altar de onde eles haviam se afastado. Ele era fiel. Ele não havia deixado o relacionamento, mas era Ele quem o reconstruía. Ele estava lá para trazer Israel de volta para Si mesmo.

E assim, Elias pegou 12 pedras, cada uma representando uma tribo que Deus queria redimir, e as colocou como as pedras do altar. Ele cavou uma trincheira ao redor do altar e depois encharcou o sacrifício três vezes com água. Água na Bíblia representa a purificação do pecador pela lavagem da Palavra de Deus, e o número três significa plenitude.

Mesmo nesta batalha de deus contra Deus, havia um fio de salvação entrelaçado. Não se tratava de Deus defendendo sua reputação ou provando sua divindade. Ele era Deus independentemente, quer eles acreditassem ou não. Isso era sobre Deus redimir Israel de seus pecados. “Prove que fiz tudo isso sob seu comando. …Responde-me para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e que os trouxeste de volta para ti”. (versículo 37)

Um fio brilhante entre os mudos. Há um fio de salvação em cada história da Bíblia.

Com o altar e o sacrifício encharcados, não havia espaço para ninguém dizer que Elias havia começado o fogo por engano. Todos ali saberiam, sem dúvida, quem era Deus naquele dia. Os profetas de Baal oraram, gritaram e se cortaram o dia todo.

Elias orou uma vez e Deus respondeu imediatamente, apagando o sacrifício e até as pedras do altar. Tudo era cinzas e destruído. O passado havia sido obliterado, assim como em todas as histórias de salvação. Não havia dúvida de quem era Deus naquele dia.

E então Elias matou todos os falsos profetas de Baal, todos os 850 deles. Não haveria retorno àquela velha maneira de viver.

Então chegamos ao capítulo 19. Encontramos Elias saindo dessa grande vitória sobre o regime maligno da época. Deus apareceu quando Elias orou e consumiu o sacrifício e toda a água foi derramada sobre ele. Deus apareceu para declarar a Israel que Ele era Deus. Deus provou que Baal era um ídolo feito de madeira.

Na manhã seguinte, tudo deveria estar certo novamente no mundo de Elijah. Mas então ele recebeu uma mensagem da rainha Jezebel:

"amanhã eu te mato".

Elias fugiu para salvar sua vida, deixando até mesmo seu servo em uma cidade próxima, por isso era mais difícil segui-lo. Se Jezebel tivesse o poder para fazer isso, ela teria enviado um mensageiro dizendo que amanhã eu vou te matar? Ela não teria enviado um assassino com a mensagem?

Não, ela não poderia fazer isso, mas ela queria que Elijah acreditasse que ela poderia. Ela queria assustar Elias do que Deus o chamou para fazer.

Quantas vezes um dia termina com uma vitória gloriosa apenas para o dia seguinte começar com um ataque e, como Elias, corremos? Quantas vezes nos esquecemos do que Deus acabou de fazer por nós, diante do próximo gigante?

Olhando para cima de uma grande árvore elevando-se sobre o solo. Deus é maior que seus gigantes?

No capítulo 19, encontramos Elias correndo até o deserto e orando para que ele morresse. As ameaças vazias de Jezebel o deixaram com medo e, assim, ele desistiu. Ele se considerou como morto, uma vez que Jezebel o encontrou.

Mas mesmo em seu desespero, o Senhor enviou um anjo para fortalecê-lo. Mas, em vez de voltar, Elias continuou na direção oposta, indo para o Monte Sinai. Deus pergunta por que ele está lá e Elias detalha para Deus tudo o que ele acha que aconteceu: Israel quebrou sua aliança; eles derrubaram todos os altares; matou todos os profetas, e ele foi o único que restou, e agora eles estavam tentando matá-lo também.

Elias tinha certeza de que ele era o único que restava servindo a Deus.

Na boca de uma caverna. Elias, o que você está fazendo aqui?

O que acontece depois? Um tornado, um terremoto e um incêndio. Mas Deus não estava no tornado, no terremoto ou no incêndio.

Quantas vezes nossa vida reflete isso? Clamamos a Deus e parece que mais problemas chegam. Ou clamamos a Deus e esperamos que Ele destrua tudo em uma grande demonstração de Seu poder e, em vez disso, Deus aparece em um sussurro.

Não subestime o Deus no sussurro. O Deus do sussurro criou o universo do nada, apenas falando. Deus não precisa gritar. Deus não precisa demonstrar Seu poder. Ele É poder.Quando Deus fala, Suas palavras são mais poderosas do que qualquer tornado ou terremoto. As palavras de Deus importam. Deus cumpre Suas promessas.

Onde você está hoje? De que Jezabel você está fugindo? 

Procure o Deus do sussurro. 

Suas palavras sobre você são o que importa. As palavras dele para você são importantes. Encontre-O na Bíblia. Se você O buscar, Ele prometeu que você O encontraria. Encontre-O em suas orações. Ouça Seu sussurro. Ele vai direcioná-lo e guiá-lo.

Cacos de vidro quebrado. Deus não apenas quebrou o pecado. Ele a destruiu.

Você não está sozinho em sua batalha. Elias pensou que era o único que restava, mas Deus reservou 7.000 pessoas que não seguiram os falsos deuses. Você também não está sozinho. Encontre o seu 7000 e lembre-se disso: Jezebel nunca matou Elias. Seu problema não vai te conquistar!

Olhando para cima de uma grande árvore elevando-se sobre o solo. Deus é maior que seus gigantes?
Um fio brilhante entre os mudos. Há um fio de salvação em cada história da Bíblia.
Uma pequena menina segue pegadas com as palavras 'Se o Senhor é Deus, siga-o'

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status