Bênçãos não Programadas

Escrito por Isabel Jennings

Mas ela disse: “Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, que não tenho um só pedaço de pão em casa. Tenho apenas uma mão-cheia de farinha e uma pequena porção de azeite no fundo duma botija. Estava justamente a juntar alguns pedaços de lenha para cozinhar a minha última refeição e depois deixar-me morrer de fome com o meu filho.”     1 Reis 17:12(OL)

A viúva em Sarepta não tinha marido para cuidar dela, nenhuma maneira de produzir renda suficiente para sustentar seu filho (que era uma criança), e ela provavelmente não tinha quaisquer parentes que foram capazes de poupar qualquer alimento para ajudá-los.

Uma seca inesperada veio e secou todas as colheitas. A comida era escassa em todo o país, e ela estava até o último pedaço de farinha e óleo.

Não sabemos com quais outras circunstâncias ela estava lidando ou o que mais estava acontecendo, mas posso imaginar que ela sentiu que tudo estava fora de controle. Ela passou a noite anterior pensando no que fazer? Ela implorou a Deus, orou, mas não ouviu respostas?

Se ela tivesse visto o filho dormir, sabendo que amanhã ficariam sem comida e sem opções? Será que ela se perguntava se iria ver o filho morrer, ou se iria morrer primeiro, deixando o filho sem ninguém para cuidar dele? Se ela tivesse chorado até adormecer sabendo que pela manhã, ela os faria sua última refeição e então se prepararia para suas mortes?

Jarras de farinha e um frasco de água com as palavras de 1 Reis 17:12

Os eventos já te surpreenderam tão inesperadamente que mudaram completamente o caminho da tua vida? A vida alguma vez te esmurrou tanto que te roubou o fôlego, atirou-te ao chão e pôs o pé no teu peito na vitória? Talvez os eventos aconteceram com você, forçando-o a tomar decisões que ninguém nunca deveria ter que fazer? Ou uma doença levou um membro da família amado distância?

Você entende o desespero como esta viúva fez? Você entende sua resignação ao inevitável?

Havia tão pouco que a viúva podia agora controlar, mas podia fazer uma coisa: hoje, alimentava o filho. Então, ela se levantou cedo e saiu do portão da cidade para procurar galhos para fazer uma fogueira para que ela pudesse assar um pouco de pão. Imagino que ela tenha feito isso muitas vezes antes, mas hoje ela provavelmente fez isso sem muita esperança.

E enquanto ela colocou seu plano em movimento, ela não sabia que Deus, também, já tinha colocado Seu próprio plano em ação. Elias a encontrou no portão da cidade, e isso foi, sem dúvida, uma reunião não programada de sua parte. Ela tinha planejado para obter madeira e, em seguida, correr de volta para fazer este último pedaço de pão.  

Um grande portão da cidade, com as palavras:Às vezes a intervenção de Deus acontece quando menos esperamos

No entanto, Deus havia ordenado a Elias para deixar o Riacho Querite (no versículo 9) e encontrá-la na porta em Sarepta. Essa foi uma jornada de 85 milhas, o que significou dias antes de ela ficar sem comida e esperança, Deus estava iniciando a ajuda para ela! 

Esta viagem tinha pouca margem de erro. Elias teve que chegar a esse portão na hora certa. Se ele tivesse dormido um dia ou caminhado menos longe porque seus pés doem, ele teria perdido completamente a viúva lá recolhendo madeira naquele exato momento.

“Não tenhas medo! Vai e cozinha aquilo que consideras a tua última refeição, mas faz primeiro para mim um pequeno pão; depois verás que haverá alimento suficiente para ti e para o teu filho.  Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que haverá sempre farinha na panela e azeite na botija até que o Senhor mande a chuva e as searas tornem a crescer!”   1 Reis 17:13-14(OL)

Quando perguntado para ir para casa e fazer Elias um pouco de pão primeiro, a viúva poderia ter escolhido para dizer não. A pouca comida que ela tinha foi destinado para ela e seu filho para ter sua última refeição.

Ela não conhecia o Deus de Elias (ela era fenícia e provavelmente servia os deuses de seu país). Ela poderia confiar nessa promessa de que a farinha e o óleo não seriam usados? Foi a compaixão por Elias que a levou a fazer o que ele pediu?

Um pequeno pedaço de pão crocant: mas faz primeiro para mim um pequeno pão; depois verás que haverá alimento suficiente para ti e para o teu filho.

Durante uma crise, perdemos de vista o que podemos controlar: nossas atitudes, nossa capacidade de encorajar, nossas reações a situações e nossa escolha de acreditar nas promessas de Deus?

Quantas vezes lemos esta história maravilhados de como Deus providenciou para Elias e negligenciou que Ele também providenciou para a viúva!  Ele é pai dos órfãos; é quem defende o direito das viúvas, é Deus na sua santa morada (Salmos 68:5 OL). Deus cuida dos fracos, dos quebrados e dos marginalizados. Ninguém é insignificante aos Seus olhos.

Esta benção foi imprevisível e veio do nada. Foi uma benção que a alcançou, no momento perfeito. Mas essa não foi a única bênção nesta história. Tantas vezes lemos esta história, e paramos por aí.

Deus providenciou comida para ela e seu filho para que não morressem, mas o versículo 17 diz que um dia seu filho ficou tão doente que ele morreu. Seu filho era sua capacidade de prosperar após a seca ea fome acabou. Esta criança iria cuidar dela, em sua velhice. Mas agora ele se foi.

Ela faz uma pergunta muito real para o profeta: por que você Prolonge nossas vidas apenas para que ele morra? Por que nos salvar, só para que eu sofra mais tarde? 

Ela estava agora verdadeiramente só. O profeta teve pena dela, em seguida, orou para o retorno da criança à vida, e Deus concedeu-lhe. Após este segundo milagre, a viúva reconhece que Elias era um homem de Deus e que a Palavra do Senhor estava em sua boca, e era a verdade.

Uma mulher segura a cabeça e chora. São aqueles lugares de desespero, onde descobrimos quão fiel é Deus.

Aqui estava a terceira bênção para esta viúva: uma compreensão de que Jeová era o verdadeiro Deus! As tempestades em nossas vidas têm uma maneira de nos mostrar o caráter e a fidelidade de Deus mais do que qualquer outra coisa que nos acontece. São essas tempestades que nos ensinam a reconhecê-Lo e adorar.

A confiança e a obediência da viúva levaram sua casa a comer pão até o fim da seca. E, se ela estava disposta a compartilhar com Elijah quando ele era um estranho e ela estava com seu último pedaço de comida, então ela provavelmente compartilhou comida com sua família e vizinhos para que todos pudessem sobreviver também.

Assim, Deus não só a salvou, mas talvez todo o bairro onde ela vivia foi alimentado física e espiritualmente. Deus é bom e gentil. Ele envia ajuda até mesmo para aqueles que ainda não O reconhecem como Deus. Quanto mais Ele irá ajudá-lo! Você é Seu filho, e Ele é seu Pai!

Um pedaço de terra infligido pela seca, com chão rachado. Como você se comporta estando no lugar entre o problema e a solução?

Seja qual for a situação ou crise em que você se encontre, confie nEle. Ele cumpre Suas promessas. Ele planeja e envia provisões antes mesmo que você precise delas. Ele tem grandes coisas reservadas para você. Pergunte a Ele. Nossos desvios de vida não programados, estradas acidentadas e problemas não são desconhecidos para Deus.

Ele está trabalhando nos bastidores. Ele está no controle. Seu tempo e Seus caminhos são perfeitos. Ele planejou bênçãos não programadas, e elas chegarão na hora certa.

Vemos apenas uma pequena parte de todo o quadro, mas Ele vê a coisa toda e como ela se encaixa. Entre o problema e a solução, o que você vai fazer? Como você vai reagir?

Você vai permanecer compassivo como a viúva, ou tentar agarrar o controle e tentar forçar as coisas para trabalhar como você acha que eles devem? Você vai confiar em Deus para vir através?

E quando Ele chega em cena, você vai fazer o que Ele lhe pede para fazer? Você confiará a Ele o último pedaço de farinha e óleo?

Mas eu confio em ti, SENHOR, e digo:  “Tu és o meu Deus!”  Todo o tempo da minha vida está nas tuas mãos; livra-me dos que me perseguem. (Salmos 31:14-15 OL)

Artigos como esse

  • As pessoas escondem seus problemas, mas todos os têm. Deus não prometeu uma vida livre de problemas, mas prometeu estar conosco em todos eles.

    Não Prometeu Uma Vida Sem Problemas

    As pessoas escondem seus problemas, mas todos os têm. Deus não prometeu uma vida livre de problemas, mas prometeu estar conosco em todos eles.

  • Às vezes, esperamos que Deus faça as coisas da mesma maneira que sempre o vimos trabalhar. Não limite a Deus. Ele é maior do que você espera. Tenha fé.

    Não Coloque Deus em Uma Caixa

    Às vezes, esperamos que Deus faça as coisas da mesma maneira que sempre o vimos trabalhar. Não limite a Deus. Ele é maior do que você espera. Tenha fé.

  • O medo é uma emoção muito poderosa que o diabo usa para paralisar o crente. O medo transforma o crente em uma ameaça menor ao reino das trevas. Mas Deus nos prometeu que não precisamos ter medo porque Ele nos conquistou a vitória.

    Mas Eu Tenho Medo

    O medo é uma emoção muito poderosa que o diabo usa para paralisar o crente. O medo transforma o crente em uma ameaça menor ao reino das trevas. Mas Deus nos prometeu que não precisamos ter medo porque Ele nos conquistou a vitória.

  • Fique Ansioso por Nada? “Ninguém pode rezar e se preocupar ao mesmo tempo. Quando nos preocupamos, não estamos rezando. Quando oramos, não nos preocupamos”.~ Max Lucado

    Fique Ansioso por Nada

    Fique Ansioso por Nada? “Ninguém pode rezar e se preocupar ao mesmo tempo. Quando nos preocupamos, não estamos rezando. Quando oramos, não nos preocupamos”.~ Max Lucado

  •  Escape da Tentação: Ore por força para fazer o que é certo. Fique longe de suas tentações e fugir se chegarem perto! Lembre-se de Joseph. Seja como Joseph.

    Escape da Tentação

    Escape da Tentação: Ore por força para fazer o que é certo. Fique longe de suas tentações e fugir se chegarem perto! Lembre-se de Joseph. Seja como Joseph.


Um grande portão da cidade, com as palavras:Às vezes a intervenção de Deus acontece quando menos esperamos
Uma mulher segura a cabeça e chora. São aqueles lugares de desespero, onde descobrimos quão fiel é Deus.
Um pedaço de terra infligido pela seca, com chão rachado. Como você se comporta estando no lugar entre o problema e a solução?

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status